Único técnico tri-campeão olímpico comandando equipes masculina e feminina na mesma modalidade
José Roberto Guimarães é o único técnico tri-campeão olímpico comandando equipes masculinas e femininas da mesma modalidade.
Foi ele quem comandou a famosa "Geração de Ouro", nome dado à Seleção Brasileira masculina de vôlei Campeã Olímpica em Barcelona 1992, formada por Tande, Marcelo Negrão, Giovane e Cia, a primeira medalha de ouro olímpica de esportes coletivos do Brasil.
Sua mais recente conquista, foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, comandando a Seleção Brasileira Feminina de Vôlei de maneira incontestável: 8 jogos, 8 vitórias e apenas 1 set perdido.
Seu estilo de liderança é marcado por características peculiares, como: Serenidade, determinação, planejamento e inovação
José Roberto Guimarães também teve uma passagem profissional no futebol, onde foi gerente administrativo da Hicks Muse, parceira financeira para o futebol profissional do EC Cruzeiro e S.C. Corinthians Paulista, época em que o time paulista sagrou-se campeão brasileiro e mundial interclubes.
Logo em seguida, retornou ao seu esporte de origem, o vôlei, onde se sagrou Campeão da Superliga Nacional com a equipe feminina do BCN/Osasco.
Atualmente, é técnico da Seleção Brasileira Feminina e do Schavolini Pesaro, time feminino da primeira divisão da Itália.