Doutor em Comunicação, criador da marca Claro, executivo e consultor em grandes empresas.
Dado Schneider é Graduado em Comunicação e Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS.
Nos primeiros vinte anos de sua experiente carreira, trabalhou em grandes agências de publicidade nacionais, como MPM, Ogilvy e DM9. Depois disso, tornou-se executivo de marketing da Claro (e é o próprio criador da marca), além de Consultor de grandes empresas.
Desde 2008, Dado Schneider tem lotado plateias com suas palestras dinâmicas e criativas. A versatilidade e boa comunicação com todos os tipos de públicos são suas grandes marcas registradas durante as apresentações, e um de seus maiores sucessos é a inovadora "O Mundo Muda. A Palestra Muda", criada na virada do século, fruto de uma tentativa de manter alunos focados na aula quando Dado ainda atuava como professor.
O Prof. Dado notou que incluir músicas de sucesso em um volume alto e frases sucessivas com uma linguagem coloquial fazia com que seus espectadores prestassem muito mais a atenção.
Um Produtor, não Re-produtor de conteúdo, o Prof. Dado está em constante estudo sobre o comportamento das pessoas e desenvolvendo conceitos inovadores para nos ajudar a entender este mundo tão complexo. Um de seus mais novos temas é a Nova Pirâmides de Necessidades:
Toda expertise de publicitário somada ao dinamismo de sua comunicação fez com que Dado se destacasse como palestrante para as mais variadas faixas etárias, inclusive entre os jovens, que puderam conhece-lo de pertinho, literalmente, na Campus Party 2014, onde se apresentou pela primeira vez no palco principal (veja toda a experiência no vídeo abaixo). "Aqui não é uma questão de idade. É de mentalidade.
O público da Campus está cada vez mais século XXI e menos século XX. Não importa a idade. E não digo isso para atenuar o fato de que estou velho! Mas sim para dizer: estou aberto ao novo", afirma Prof. Dr. Dado Schneider. O sucesso foi tamanho que o palestrante foi convidado para participar de todas as edições do evento desde então.
Em 2013, lançou seu primeiro livro "O mundo mudou... Bem na minha vez!", um livro com linguagem inovadora e atual, todo formado por posts e tweets e dele se derivou a palestra de mesmo nome. Como um estudioso sobre as gerações e seus comportamentos, Dado defende a importância de se adaptar e de se atualizar constantemente para sobreviver à alta concorrência do mercado de trabalho que aumentará ainda mais com a chegada da Geração Z, os nascidos neste século, chamados Nativos Digitais.
No ano passado, por conta dos mais recentes acontecimentos, esta palestra ganhou mais uma nova versão: "O Futuro Mudou... Bem na Minha Vez!", veja no vídeo abaixo: