Advogado, jornalista e professor universitário.
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1985), mestrado em Science Politique - Universitè de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002).
Obteve a Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2007). Atualmente é RTC da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo, e Teoria e Ética da Publicidade atuando principalmente nos seguintes temas: ética, comunicação, habitus, jornalismo e publicidade.
Se tornou bacharel em Comunicação Social pela Cásper Líbero e mais tarde em Direito pela Universidade de São Paulo. Fez sua pós-graduação na França onde conquistou o DEA e, dois anos depois, obteve o doutorado em Direito pela Universidade de Paris IV.
Ao iniciar sua carreira universitária como professor de comunicação, Clóvis de Barros Filho resolveu fazer sua pós-graduação neste campo. Assim, foi para a Espanha e se doutorou em Comunicação pela Universidade de Navarra. Impedido de convalidar seu doutorado na Espanha foi obrigado a refazer seu doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP.
Em 1999 Clóvis de Barros Filho inicia sua carreira na Escola Superior de Propaganda e Marketing, relação profissional de sucesso que perdura até os dias de hoje lecionando a matéria de Filosofia da Comunicação.
Concluiu seu segundo doutorado em 2002 com uma tese intitulada "Pierre Bourdieu e o Campo da Comunicação" No mesmo ano de 2002 ele passou no concurso para Professor de Ética e Legislação em Relações Públicas e Turismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e participou da fundação da Escola Pessimista de Peruíbe.
Em 2006, sob sua coordenação, Clóvis de Barros Filho consegue criar e aprovar o curso de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Em 2007 obtém o título de livre-docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Desde 2005 Clóvis de Barros Filho é professor e conferencista através de seu escritório, o Espaço Ética.