Jogador de grande sucesso, finalizou sua carreira ainda no seu auge, mesmo aos 39 anos de idade, Cafú têm um currículo invejável.
Participou de 4 Copas do Mundo, sendo vencedor de duas (1994 e 2002), e jogando com grandes nomes da seleção canarinho, como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Bebeto, Romário, Raí, e muitos outros
Não bastasse, é o recordista de jogos pela seleção (150 partidas), além de ser o único jogador na história do futebol mundial a ter entrado em campo em três finais de Copa do Mundo, sendo as três consecutivas (1994, 1998 e 2002). Quer mais? Tem sim... é o jogador brasileiro com mais partidas disputadas em Copa do Mundo (20 vezes) além de ser recordista mundial em número de vitórias em Copa (16 vitórias).
Fora todo o seu histórico na seleção brasileira, o astro do futebol ainda conta com muitos outros feitos pelos times que passou. Pelo São Paulo FC ele colecionou duas taças do interclubes (1992 e 1993), além de diversos outros grandes feitos. Passou ainda pelo gigante Milan, Roma e Real Zaragoza. Ou seja, um currículo para ninguém botar defeito.
Para Cafú, o atual Embaixador Global para o Comitê Supremo para Entrega e Legado, a Copa do Mundo do Catar proporcionara o tipo de memórias que ele teve a sorte de vivenciar como jogador em várias ocasiões.