Mulher periférica de Campinas-SP, Aretha precisava de 67 mil dólares para financiar sua expedição ao Everest.
Para realizar esse sonho, passou um ano coletando 500 kg de recicláveis por dia, treinando exaustivamente, desenvolvendo sua marca pessoal e reunindo mais de sete patrocinadores para sua viagem.
Em 23 de maio de 2021, tornou-se a primeira mulher negra latino-americana a chegar no topo do mundo, transmitindo uma mensagem poderosa para os tempos atuais - sonhar é preciso, pois todos temos o Poder Interno Bruto (PIB) para conquistar o "Everest" que desejarmos.
Além de montanhista, Aretha é ativista ambiental e empreendedora social; sua determinação, foco e consistência a levaram a concretizar diversos projetos sociais em sua comunidade, com um forte viés educativo, fortalecendo seu ativismo em prol do meio ambiente e da cidadania de jovens negros e periféricos.
Palestrante TED e embaixadora ESG, Aretha contou sua saga em um livro biográfico e está se preparando para lançar uma série e um filme sobre sua jornada até o topo do mundo.
Como palestrante, já compartilhou sua história em mais de 30 empresas globais, como Veolia, Moove, ifood, Decathlon, Monte Bravo, YPO, Loft e Amazon, inspirando milhares de pessoas com sua conquista.